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Mensagem  F1APS Sáb Set 29, 2012 9:44 am

REGULAMENTO OFICIAL | 3º CAMPEONATO F1 2012 AMIGOS PS3

FORMATO:
Plataforma do simulador F12012 – Codemaster Racing

- ROK25 - 12 vagas
- Terças às 20:00 hs.
- DURAÇÃO DA PROVA: 25%
- CARROS: 2012 (lastro individual)
- PONTUAÇÃO: Classificação por pilotos.
- ASSISTÊNCIAS ON: TRAÇÃO – ABS – CÂMBIO AT, com simulações 100% ligadas.
- REQUISITOS MÍNIMOS: Dual Shock controler, Head Set e conexão estável, volante permitido.

Obs. Tolerância de 5 minutos para atrasos.

ORDEM DAS EQUIPES (LASTRO):

A definir – em análise

LASTROS:

- Lastros serão definidos na ordem inversa da classificação do campeonato de pilotos: o piloto mais bem classificado fica com o pior lastro e assim por diante.

- Em caso de empate em PONTOS, o critério de desempate, PARA O FIM ÚNICO DE DEFINIÇÃO DO LASTRO, será a classificação individual do piloto na última corrida.

- Pilotos que faltarem em alguma etapa recebem carros com os piores lastros na etapa seguinte, independente de sua pontuação na classificação geral;

- A primeira etapa será realizada sem lastros, ou seja, desempenho igual.

- Pilotos que faltarem em uma etapa perderão lastro para etapa seguinte, devendo seguir a ordem inversa: Toro Rosso, Williams, Force India, etc.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO:

1º - 10 Pontos;
2º - 6 Pontos;
3º - 4 Pontos;
4º - 3 Pontos;
5º - 2 Pontos;
6º - 1 Ponto.


- O critério de desempate para DEFINIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO será sempre o mesmo adotado na F1 real. DSC , DNF e NT não marca pontos.

SISTEMA DE ASCENSÃO E DESCENSO DE CATEGORIA E INGRESSO NO CAMPEONATO POR CATEGORIAS:

- Os 4 últimos colocados de cada Liga, irão necessariamente descender a Liga inferior e os 4 melhores colocados de cada liga subirão para a imediatamente superior, respeitados os requisitos mínimos de cada liga previstos no regulamento.

- Novos pilotos serão admitidos no campeonato mediante inscrição na categoria desejada, excetuada a categoria LGD100, os pilotos com intenção de inscrição na VIP50, PRO50 ou ROK25, irão necessariamente, participar de teste de indução para avaliação, a fim de conceder ou não licença para participar da categoria pretendida.

- A direção desta liga se reserva o direito de autorizar ou não a participação de piloto inscrito em determinada categoria, ou indicar sua participação em categoria adequada a sua avaliação.





CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS:

Art. 1º. O campeonato AMIGOS PS3 tem como motivo e finalidade a “diversão levada a sério”.

Art. 2º. O campeonato pretende ser uma simulação fiel da F1, tanto das regras como da dinâmica da corrida real.

Art. 3º. No campeonato deve reinar um espírito de camaradagem entre os pilotos, acima da competição.

- Em caso de dúvida, as regras constantes do presente regulamento serão interpretadas de acordo com os princípios acima definidos.

CAPÍTULO II – DO SISTEMA DE PUNIÇÕES E REGRAS DE JULGAMENTO:

Art. 4º. As punições serão aplicadas primeiro e preferencialmente pelo próprio jogo; somente caso o jogo não puna o piloto, poderão ser aplicadas penas pelos fiscais e/ou pela organização;

Art. 5º. As penas aplicadas pelo próprio jogo deverão ser acatadas e cumpridas pelos jogadores, não podendo ser objeto de revisão pelos fiscais ou pela organização.

Art. 6º. Caso o piloto não cumpra a punição aplicada pelo jogo, sofrerá as consequências também determinadas pelo jogo, sem direito a qualquer tipo de recurso.

Art. 7º. Caso o incidente envolva mais de um fato e apenas um ou alguns deles sejam penalizados pelo jogo, o piloto será julgado pelos demais fatos pelos quais não recebeu punição.
Exemplo: piloto corta a saída dos boxes, se envolve num toque com um oponente e fica parado na pista. Leva punição do jogo apenas por ter se envolvido no toque com outro piloto, mas não por ter cortado a linha dos boxes e por ter parado na pista. Nesse caso, os fiscais deverão julgar os dois fatos não penalizados pelo jogo = corte da linha dos boxes e ficar parado na pista =, aplicando as penas correspondentes.

Art. 8º. Quando num incidente não for emitida punição pelo próprio jogo, o mesmo será julgado pelos fiscais a pedido do interessado/vítima, que deve formalizar seu protesto/acusação em até 48 horas após a realização da etapa. Passado esse prazo de 48 horas, o piloto perde o direito de questionar o incidente.

Art. 9º. Os protestos, pedidos de julgamento, acusações e defesas deverão ser feitos única e exclusivamente pelos pilotos envolvidos, não sendo permitido aos demais pilotos que discutam, emitam suas opiniões ou argumentem no fórum sobre incidentes em que não estejam envolvidos.

Art. 10º. Protestos, acusações e defesas somente serão aceitos mediante apresentação de prova em vídeo. Caso o pedido não seja acompanhado de vídeo, será rejeitado automaticamente.

Art. 11. Os pedidos de julgamento de incidentes e acusações devem ser feitos através da Ficha de Protestos e Recursos padrão, a qual deverá ser encaminhada através do Fórum por mensagem privada aos organizadores (F1_EISEN e F1_MONTANHA), não obedecendo este padrão, os protestos NÃO serão aceitos.

-Exemplo de ficha de Protesto e Recurso:

FP ou FR (ficha de protesto ou ficha de recurso)
LIGA: PRO50
PILOTOS ENVOLVIDOS:EISEN X MONTANHA
ACUSADO: MONTANHA
DESCRIÇÃO DO INCIDENTE: BATEU NA TRASEIRA
LINK DO VÍDEO: www.xxxxxxxxxxxxx. Youtube.com

Art. 12. Apresentada a Ficha de Protesto e Recursos padrão no prazo de 48 horas previsto no Art. 8º, caberá à organização comunicar o acusado, por mensagem privada, para apresentar defesa no prazo de 24 horas.

Art. 13. O julgamento dos incidentes será tomado por maioria e realizado por 2 fiscais, preferencialmente os de pista. Quando não houver fiscais de pista em número suficiente para realizar o julgamento, a organização poderá convocar fiscais suplentes dentre todos os outros pilotos inscritos no campeonato, a seu exclusivo critério.

Art. 14. Em caso de empate, um dos organizadores, que não participa da Liga do incidente, será convocado para dar o voto de minerva.

Art. 15. O julgamento com menos de 2 votos não é válido, devendo ser complementado antes da realização da etapa imediatamente posterior.

Art. 16. Da aplicação das penas pelos fiscais não cabe qualquer recurso, salvo erro grosseiro.

Art. 17. Caso o piloto sinta-se injustiçado, poderá retirar-se do campeonato a qualquer momento.

CAPÍTULO III – DOS INCIDENTES:

Art. 18. Os incidentes dividem-se em:

- Passíveis de Advertências;
- Leves;
- Graves;
- Gravíssimos;
- Passíveis de desclassificação da etapa;
- Passíveis de desclassificação do campeonato;
- Passíveis de perda de classificação (qualifying).

Art. 19. Advertências:

A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário apenas a perda tempo, onde a pena leve não seja considerada aplicável;

B) Desrespeito à regra de defesa de posição em ultrapassagens* ou defesa de posição*, sem perda significativa de tempo ou avaria no carro do adversário;

C) Em sessão de qualificação, atrapalhar a volta rápida de outro piloto.

Pena: 3 Advertências = Incidente Grave

* “O corpo diretivo da FIA prestou esclarecimentos sobre as novas regras de disputa de posição, que entrarão em vigor a partir da temporada 2012 da F1. No fim do ano passado, a entidade havia definido que, a partir de 2012, os pilotos passariam a ser proibidos de mudar a linha de traçado mais de uma vez ao defenderem posição. Nesta quarta-feira, a FIA divulgou as novas regras desportivas da categoria. No documento, está descrito que, na verdade, qualquer competidor está autorizado a retornar ao traçado convencional da pista, mesmo após mudar para a linha interna a fim de defender sua posição, desde que deixe espaço suficiente entre seu carro e o fim da pista para o concorrente.
"Mais do que uma mudança de direção não será permitida. Qualquer piloto que tenha saído do traçado original para defender sua posição deve deixar pelo menos a distância de um carro entre seu bólido e a linha que limita o fim da pista no traçado externo", diz o regulamento.” (Reportagem retirada do site tazio.com.br)

Art. 20. Incidentes Leves:

A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário perda de tempo e/ou posições, sem avaria no carro do adversário = toques que não causem a perda TOTAL da asa dianteira nem furo em algum dos pneus, ou seja, quando não for necessário entrar nos boxes imediatamente;

B) Cortar o traçado durante e a corrida ou sessão de qualificação com intenção de ganho de tempo ou posição;

C) Discutir, emitir opinião ou argumentar no fórum sobre incidente(s) em que não esteja o piloto envolvido diretamente.

Pena: perda de 2 pontos na tabela de classificação tanto do campeonato de pilotos, como no de equipes.

Art. 21. Incidentes Graves:

A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário perda de tempo e/ou posições, com avaria no carro do adversário = toques que causem a perda TOTAL da asa dianteira ou furo em algum dos pneus, ou seja, quando for necessário entrar nos boxes imediatamente para reparos na asa e/ou troca de pneus;

B) Desrespeito à regra de defesa de posição em ultrapassagens, com toque e avaria no carro do adversário;

C) Cortar o traçado repetidamente (mais de duas vezes por etapa) durante a corrida com intenção de ganho de tempo;

D) Dificultar ultrapassagem quando em posição de retardatário = logo que a bandeira azul for indicada pelo jogo, o piloto terá no máximo 3 curvas para ceder a posição com segurança;

E) Não devolver a posição após um incidente leve, quando possível, especialmente no caso de toque com adversário ou de corte de pista com ganho de posição = nesses casos, o piloto sofrerá apenas a pena mais grave, e não as penas cumuladas (Leve + Grave);

F) Ficar o piloto, por qualquer motivo, parado no meio da pista dificultando a passagem dos demais competidores, ainda que tenha virado “fantasma”.

Pena: perda de 4 pontos na tabela de classificação tanto do campeonato de pilotos, como no de equipes.

Art. 22. Incidentes Gravíssimos:

A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário o imediato abandono da corrida (destruição do veículo);

B) Causar incidente (colisão) quando em posição de retardatário, independentemente de avaria no carro do piloto que está dando uma volta;

C) Piloto destruir seu veículo propositalmente causando a entrada do Safety Car, salvo se o piloto apresentar prova em vídeo aos fiscais de que se tratou de um acidente.

D) Ofender um adversário, seja qual for o meio utilizado, durante a realização das etapas ou posteriormente, no fórum ou em salas online. A difamação perante terceiros que não participam do campeonato também será considerada ofensa direta ao adversário e será penalizada de acordo (Admite-se, excepcionalmente, a prova testemunhal para o julgamento de caso de ofensas);

E) Evidência de manobra antidesportiva, considerada pelos fiscais como proposital ou fora dos padrões de conduta ética, especialmente pilotar na contramão, tocar/colidir com outro carro propositalmente, esperar um piloto na pista para colidir com ele, etc.

Pena: perda de 6 pontos na tabela de classificação tanto do campeonato de pilotos, como no de equipes.

Art. 23. Incidentes passíveis de desclassificação da etapa e campeonato:

A) Problemas de LAG em razão de baixa taxa de conexão à internet.

- o LAG pode e deve ser verificado pelos fiscais durante o desenrolar da etapa/corrida, com a aplicação imediata da pena; se persistir por mais de 1 corrida poderá ser desclassificado do campeonato;

- o piloto que se sentir prejudicado por LAG de um adversário durante a corrida deverá solicitar aos fiscais a análise imediata do caso através de comunicação via Head Set;

- caso o competidor não acatar a ordem dada pelo fiscal para se retirar e continuar na corrida por mais 1 volta, sofrerá a perda de todos os pontos que eventualmente tiver obtido e receberá uma pena extra equivalente a de um incidente gravíssimo (perda de 15 pontos), se não acatar a ordem do fiscal será desclassificado do campeonato.

Pena: desclassificação da corrida e ou campeonato, durante a realização da etapa ou posteriormente, com a perda de todos os pontos eventualmente conquistados durante a etapa (demais pilotos sobem uma posição)DSC , DNF e NT não marca pontos.


Art. 25. Incidentes passíveis de perda de classificação:

A) Cortar o traçado ou pista durante a sessão de classificação com a intenção de ganho de tempo;

C) Desistir da sessão de classificação, ou corrida ou destruir seu veículo propositalmente durante a
classificação, ou corrida, salvo se o piloto apresentar prova em vídeo aos fiscais de que se tratou de um
acidente. Após marcar tempo os pilotos devem completar a volta de retorno aos boxes e
aguardar o final da sessão.

Pena: o piloto perderá o direito de participar da sessão de qualificação da próxima etapa, devendo permanecer nos boxes parado, largando na última colocação (caso mais de um piloto se encontre nessa situação, valerá a ordem de largada determinada pelo próprio jogo)

_____________________________________________________________________________

REGULAMENTO FIA OFICIAL:
Versão resumida:http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8683/

Versão detalhada:
http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8683/fia.html.
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