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REGULAMENTO- T3 - 2014

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REGULAMENTO- T3 - 2014  Empty REGULAMENTO- T3 - 2014

Mensagem  F1APS Sáb Set 29, 2012 9:48 am

CALENDÁRIO OFICIAL PROPOSTO
REGULAMENTO- T3 - 2014  1zezdk9

REGULAMENTO- T-3 – F1APS - 2014
 
LGD100

REGULAMENTO OFICIAL 9º CAMPEONATO F1APS T3/2014
FORMATO:

- PLATAFORMA – PS3 – F1 2013 – Codemaster Racing;
- ETAPAS – 12 Etapas selecionadas pela organização;
- LGD100 – 14 vagas;
- INÍCIO – 20/07/2014;
- PERIODICIDADE SEMANAL – Domingos às 20:00h;
- DURAÇÃO DAS PROVAS – 100%, com qualificação 15 minutos;
- CARROS:Lastro 2013, sendo carros iguais na 1ª e última etapa; setups pessoais;
- PONTUAÇÃO – Classificação por pilotos e equipes, sem descartes;
- ASSISTÊNCIAS – OFF – Simulações – 100% Ligadas;
- REQUISITOS – Head set, conexão estável e volante;
- TRANSMISSÃO AO VIVO – SIM.
- TAXA OBRIGATÓRIA – R$ 45,00 (pagamento até sexta feira anterior ao início do campeonato).

PRO50

REGULAMENTO OFICIAL 9º CAMPEONATO F1APS T3/2014
FORMATO:

- PLATAFORMA – PS3 – F1 2013 – Codemaster Racing;
- ETAPAS – 12 Etapas selecionadas pela organização;
- PRO50 – 14 vagas;
- INÍCIO – 20/07/2014;
- PERIODICIDADE SEMANAL – Domingos às 18:00h;
- DURAÇÃO DAS PROVAS – 50%, com qualificação 15 minutos;
- CARROS : Lastro 2013, sendo carros iguais na 1ª e última etapa; setups pessoais;
- PONTUAÇÃO – Classificação por pilotos e equipes, sem descartes;
- ASSISTÊNCIAS – OFF – Simulações – 100% Ligadas;
- REQUISITOS – Head set, conexão estável e volante;
- TRANSMISSÃO AO VIVO – SIM.
- TAXA OBRIGATÓRIA – R$ 45,00 (pagamento até sexta feira anterior ao início do campeonato).

CLS50

REGULAMENTO OFICIAL 9º CAMPEONATO F1APS T3/2014
FORMATO:

- PLATAFORMA – PS3 – F1 2013 – Codemaster Racing;
- ETAPAS – 12 Etapas selecionadas pela organização;
- CLS50 – 10 vagas;
- INÍCIO – 21/07/2014;
- PERIODICIDADE SEMANAL – Segundas às 19:00h;
- DURAÇÃO DAS PROVAS – 50%, com qualificação;
- CARROS : Iguais em todas as provas escolhido pelo piloto no ato da inscrição; setups pessoais; possibilidade de formação de equipes(2 pilotos por equipe);  
- PONTUAÇÃO – Classificação por pilotos, e equipes, sem descartes;
- ASSISTÊNCIAS – OFF – Simulações – 100% Ligadas;
- REQUISITOS – Head set e conexão estável;
- TRANSMISSÃO AO VIVO – NÃO.
- TAXA OBRIGATÓRIA – R$ 45,00 (pagamento até sexta feira anterior ao início do campeonato).
- Piloto inscrito em outra categoria estará isento.

Obs. Tolerância de 10 minutos para atrasos.

ORDEM DAS EQUIPES (LASTRO, quando aplicável):
LGD100 e PRO50
1 – RedBull;(1)
2 – Ferrari; (2)
3 – Mercedes; (2)
4 – Lotus; (2)
5 – McLaren; (2)
6 – Sauber; (2)
7 – Williams; (2)
8 – Force Índia;(1)

CLS50

A definir anos 90



* Critério de definição do Lastro: Lastros serão definidos na ordem inversa da classificação do campeonato, ou seja, o piloto mais bem classificado fica com o pior lastro (Force Índia) e assim por diante;

* Em caso de empate em pontos entre dois pilotos, o critério de desempate, também para  o fim de definição de lastro, será o de ordem de chegada na última etapa;

* Eventuais punições que sobrevierem depois de divulgada a tabela de lastros pela organização não serão consideradas para o fim de alteração do lastro.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO:
LGD100 e PRO50
1º - 25 Pontos;
2º - 18 Pontos;
3º - 15 Pontos;
4º - 12 Pontos;
5º - 10 Pontos;
6º - 8 Pontos;
7º - 6 Pontos;
8º - 4 Pontos;
9º - 2 Pontos;
10º - 1 Ponto.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO:
CLS50
1º - 10 Pontos;
2º - 6 Pontos;
3º - 4 Pontos;
4º - 3 Pontos;
5º - 2 Pontos;
6º - 1 Ponto.


* O critério de desempate para será o mesmo adotado na F1 real (nº de vitórias, segundos lugares, etc.);

* DSC (não marca pontos), DNF e NT marca pontos se computado pelo jogo na tela final.

FALTAS

- O campeonato FIA AMIGOS PS permite apenas 2 faltas, consecutivas ou não, a primeira falta o piloto não sofre sanção, porém na segunda falta perde o lastro para o pior carro da lista.
- 3 faltas do piloto poderão acarretar na desclassificação do piloto do campeonato, na forma do art. 25, abrindo vaga aos pilotos que estão em espera, respeitada a ordem de inscrição e desde que comprovada a aptidão do piloto para participar do campeonato na categoria pretendida.

SISTEMA DE ASCENSÃO E DESCENSO DE CATEGORIA E INGRESSO NO CAMPEONATO POR CATEGORIAS:

- Os 4 últimos colocados de cada liga irão, necessariamente, descender à liga inferior e os 4 melhores colocados de cada liga subirão para a imediatamente superior, respeitados os requisitos mínimos previstos no regulamento.
- Os pilotos que se encontrarem em posição de ascender da categoria PRO50, para LGD100, poderão optar em permanecer em sua categoria, salvo se os demais pilotos abaixo destes, concordarem em ascender substituindo-os, até o 8º piloto, não havendo intenção dos pilotos da PRO50 abaixo dos 4 primeiros em ascender, os primeiros serão obrigados a ascender para LGD100, na quantidade e ordem de aceites e não aceites dos demais dos demais.
- pilotos que se encontram nas demais categorias e se enquadrarem nas posições de ascensão e descenso deverão obrigatoriamente mudar de categoria.
- Excetuadas as vagas da categoria LGD100, na qual a participação depende, obrigatoriamente, do sistema de ascensão e descenso, as vagas nas categorias ROK50 PRO50 serão preenchidas por ordem de inscrição, considerada a data em que o piloto manifestou no fórum (www.f1aps.com) sua intenção de participar, bem como o recolhimento da taxa de inscrição obrigatória. Os pilotos que participaram dos campeonatos anteriores terão preferência no preenchimento dessas vagas, reservadas 4 delas, obrigatoriamente, para os pilotos provenientes da LGD100 (descenso). Novos pilotos, que queiram participar da ROK50 PRO50 irão, necessariamente, submeter-se a teste de indução para avaliação da sua pilotagem, a fim de conceder ou não licença para participar da categoria pretendida.
-A direção desta liga se reserva o direito de autorizar ou não a participação de piloto inscrito em determinada categoria, ou indicar sua participação em categoria adequada à sua avaliação, para manter o grau de competitividade.
CLS50 é uma categoria de demonstração e exposição de pilotos e não visa a competitividade acirrada.



CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS:

Art. 1º. O campeonato AMIGOS PS tem como motivo e finalidade a “diversão levada a sério”, o respeito e a amizade.
Art. 2º. O campeonato pretende ser uma simulação adaptada da F1 Real, levando em consideração as regras e dinâmica da corrida real.
Art. 3º. No campeonato deve reinar um espírito de camaradagem entre os pilotos, acima da competição e com isto, o respeito às condições impostas pela Diretoria, sob pena de punição através do presente regulamento.

* Em caso de dúvida, as regras constantes do presente regulamento serão interpretadas de acordo com os princípios acima definidos.

CAPÍTULO II – DO SISTEMA DE PUNIÇÕES E REGRAS DE JULGAMENTO:

Art. 4º. As punições serão aplicadas, primeiro e preferencialmente pelo próprio jogo; porém punições adicionais poderão ser aplicadas pela organização;
Art. 5º. As penas aplicadas pelo próprio jogo deverão ser acatadas e cumpridas pelos jogadores, não podendo ser objeto de revisão pela organização.
Art. 6º. Caso o piloto não cumpra a punição aplicada pelo jogo, sofrerá as consequências também determinadas pelo jogo, sem direito a qualquer tipo de recurso.
Art. 7º. Caso o incidente envolva mais de um fato e apenas um ou alguns deles sejam penalizados pelo jogo, o piloto poderá ser julgado pelos demais fatos, independente de ter ou não recebido punição do jogo.

*Exemplo: piloto corta a saída dos boxes e se envolve num toque com um oponente. Leva punição do jogo apenas por ter cortado a linha dos boxes. Nesse caso, a organização poderá, mediante o protesto do interessado, julgar o fato não penalizado pelo jogo = toque no outro piloto =, aplicando a pena correspondente.

Art. 8º. Quando num incidente não for emitida punição pelo próprio jogo, o mesmo será julgado pela organização a pedido do interessado/vítima, ou não, que deve formalizar seu protesto/acusação em até 48 horas após a realização da etapa. Passado esse prazo de 48 horas, o piloto perde o direito de questionar o incidente. Os horários e datas considerados serão os dos envios das mensagens privadas e serão apresentados na sentença do julgamento do mesmo.
O horário limite a ser considerado pela organização será 22 horas/Brasil.

Art. 9º. Os protestos, pedidos de julgamento, acusações e defesas deverão ser feitos única e exclusivamente pelos pilotos envolvidos, não sendo permitido, aos demais pilotos que discutam, emitam suas opiniões ou argumentem nos canais oficiais do fórum sobre incidentes em que não estejam envolvidos.
§único – entende-se por canal oficial do fórum a própria página na internet do fórum, a PSN, o chat da transmissão ao VIVO e as páginas do Facebook.
Art. 10º. Protestos, acusações e defesas deverão ser instruídos, preferencialmente, com prova em vídeo. Também serão admitidas como prova:
a) a confissão dos envolvidos;
b) o vídeo da transmissão oficial;
c) o vídeo de terceiro;
d) excepcionalmente, o testemunho de terceiro que presenciou o incidente.

Art. 11. Os pedidos de julgamento de incidentes e acusações devem ser feitos através da Ficha de Protestos e Recursos padrão, a qual deverá ser encaminhada através do Fórum ou página do Facebook por mensagem privada para o Diretor da respectiva liga. Não obedecendo este padrão, os protestos NÃO serão aceitos, perdendo o piloto o direito de postular futura reclamação.

*O Diretor nomeado para a temporada T3 2014 será:
LGD100 – F1_Montanha
PRO50 – F1_Montanha

*Exemplo de ficha de Protesto e Recurso:
FP ou FR (ficha de protesto ou ficha de recurso)
LIGA: PRO50
PILOTOS ENVOLVIDOS:EISEN X MONTANHA
ACUSADO: MONTANHA
DESCRIÇÃO DO INCIDENTE: BATEU NA TRASEIRA, etc etc etc...
PROVAS: Vídeo/Confissão/Testemunha"

Art. 12. Apresentada a Ficha de Protesto padrão no prazo de 48 horas previsto no Art. 8º, caberá ao Diretor da respectiva categoria colocar o caso em pauta para julgamento e publicar a decisão até 1 dia antes da etapa subsequente
.
Art. 13. O julgamento dos incidentes será tomado por maioria e realizado por no mínimo 2 julgadores, convocados a critério do Diretor da liga. Os julgadores devem, necessariamente, participar de liga diversa daquela cujo incidente irão julgar.

Art. 14. Em caso de empate, um dos Diretores ou Organizadores, que não participe da liga do incidente, será convocado para dar o voto de minerva.

Art. 15. O julgamento com menos de 2 votos não é válido, devendo ser complementado antes da realização da etapa imediatamente posterior.

Art. 16. Da aplicação das penas não cabe qualquer recurso, salvo erro grosseiro.

Art. 17. Eventuais BUGs apresentados pelo jogo – punições equivocadas, problemas envolvendo safety car ou com o trabalho de boxes, por exemplo – serão considerados falhas técnicas ou mecânicas e não poderão ser revisados posteriormente pela Organização.

Art. 18. Da decisão da Comissão Julgadora, não cabe nenhum recurso ou apelação em tempo ou forma alguma, ficando o mesmo sujeito a sanções disciplinares por suas condutas e caso o piloto sinta-se injustiçado, poderá retirar-se do campeonato a qualquer momento.


CAPÍTULO III – DOS INCIDENTES:

Art. 19. Os incidentes dividem-se em:
- Passíveis de Advertências;
- Leves;
- Graves;
- Gravíssimos;
- Passíveis de perda de qualificação de etapa;
- Passíveis de desclassificação de etapa;
- Passíveis de desclassificação do campeonato.

Art. 20. Advertências:
A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário apenas a perda de tempo, ainda que mínima, e não de posição(ões);
B) Desrespeito à regra de disputa de posição em ultrapassagens/defesa de posição*;
C) Em sessão de qualificação, atrapalhar a volta de outro piloto;
D) Cortar pista**, em sessão de qualificação ou na corrida, com o objetivo de ganho de tempo.
§único – esta regra deve ser observada pelos pilotos também na entrada dos boxes.
E) Discutir, emitir opinião ou argumentar nos canais oficiais do fórum, PSN ou redes sociais sobre incidente(s) que esteja ou não o piloto envolvido diretamente***.

Pena: 3 Advertências = Incidente Leve. As advertências não zeram de uma temporada para a outra.

* “O corpo diretivo da FIA prestou esclarecimentos sobre as novas regras de disputa de posição, que entrarão em vigor a partir da temporada 2012 da F1. No fim do ano passado, a entidade havia definido que, a partir de 2012, os pilotos passariam a ser proibidos de mudar a linha de traçado mais de uma vez ao defenderem posição. Nesta quarta-feira, a FIA divulgou as novas regras desportivas da categoria. No documento, está descrito que, na verdade, qualquer competidor está autorizado a retornar ao traçado convencional da pista, mesmo após mudar para a linha interna a fim de defender sua posição, desde que deixe espaço suficiente entre seu carro e o fim da pista para o concorrente.”
“Mais do que uma mudança de direção não será permitida. Qualquer piloto que tenha saído do traçado original para defender sua posição deve deixar pelo menos a distância de um carro entre seu bólido e a linha que limita o fim da pista no traçado externo", diz o regulamento.” (Reportagem retirada do site www.tazio.com.br)

**Será considerado corte de pista quando o piloto puser as 4 rodas do carro para fora dos limites da pista, sendo que as zebras NÃO são consideradas pista. Observem incidentes entre Hamilton e Rosberg no Barein 2012; Button e Vettel em Hockenheim 2012 e Alonso Kubika em Silverstone 2010.

***A regra da letra E do art. 20 justifica-se como forma de evitar animosidade indesejada entre os pilotos e não constitui em vedação à liberdade de expressão ou em censura aos pilotos.

Art. 21. Incidentes Leves:
A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário perda de posição(ões);
§1º caso o piloto culpado pelo incidente ganhe a posição do adversário, deve obrigatoriamente esperar e devolver a posição, sob pena de ser acrescida a sua pena a perda de mais 5 pontos.
B) Dificultar ultrapassagem quando em posição de retardatário = logo que a bandeira azul for indicada pelo jogo, o piloto terá no máximo 3 curvas para ceder a posição com segurança.
§único – o piloto retardatário não necessita sair da pista para ceder a posição, bastando sair da linha de tangência ou de traçado.
C) Ficar o piloto, por qualquer motivo, parado no meio da pista dificultando a passagem dos demais competidores, ainda que tenha virado “fantasma”.

Pena: Perda de 5 pontos na tabela de classificação.

Art. 22. Incidentes Graves:
A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário perda de tempo e/ou posição(ões), com avaria no carro do adversário;
§1º caso o piloto culpado pelo incidente ganhe a posição do adversário, deve obrigatoriamente esperar e devolver a posição, ainda que isso signifique acompanhar o adversário aos boxes, sob pena de ser acrescida a sua pena a perda de mais 5 pontos.
B) Desrespeito à regra de defesa/disputa de posição em ultrapassagens, com toque e perda de posições e/ou avarias no carro do adversário;

Pena: Perda de 10 pontos na tabela de classificação.

Art. 23. Incidentes Gravíssimos:
A) Toques em geral que, por culpa do piloto, causem ao adversário o imediato abandono da corrida (destruição do veículo);
B) Causar incidente (colisão) quando em posição de retardatário, independentemente de avaria no carro do piloto que está dando uma volta;
C) Ofender um adversário durante a realização das etapas ou posteriormente, de maneira não privada, nos canais oficiais do fórum;
D) Evidência de manobra antidesportiva, considerada pelos julgadores como proposital ou fora dos padrões de conduta ética, especialmente pilotar na contramão, tocar/colidir com outro carro propositalmente, esperar um piloto na pista para colidir com ele, etc.

Pena: Perda de 15 pontos na tabela de classificação.

Art. 24. Incidentes passíveis de perda de qualificação de etapa:

A) Destruir o carro e causar a entrada do Safety Car;

Pena: Perda de 10 pontos na tabela de classificação, se o piloto marcar tempo durante a qualificação.

Art. 25. Incidentes passíveis de desclassificação de etapa:
A) Problemas de LAG em razão de baixa taxa de conexão à internet.
§1º o LAG deve ser verificado após a realização da etapa/corrida, mediante protesto do prejudicado ou diante da constatação inequívoca, por parte da Organização, da existência do LAG a partir do VT da transmissão ao VIVO;
§2º o piloto que se sentir prejudicado por LAG de um adversário durante a corrida deverá solicitar ao Fiscal da Etapa e Diretor da respectiva liga a análise do caso;
B) Ser o piloto punido ou advertido, na forma dos artigos 1º, 2º, 3º, 20º, 21º, 22º e 23º, 3 vezes ou mais em uma mesma etapa/corrida.
§único – a aplicação da regra da letra B não inibe a incidência das penas individualmente consideradas e previstas nos artigos 1º, 2º, 3º, 20º, 21º, 22º e 23º.

Pena: Desclassificação da etapa imediatamente posterior*.

* o piloto punido neste artigo, poderá correr com sursis, se aprovado pela organização, ficando em observação rigorosa, sob pena de ter que cumprir a pena aplicada integralmente em etapas futuras.

*a desclassificação de etapa prevista neste artigo é considerada falta para os fins da regra do art. 26, A, podendo resultar na retirada do competidor do campeonato.

Art. 26. Incidentes passíveis de desclassificação do campeonato:

A) Faltar mais de 2 vezes, injustificadamente;
§único – somente será considerada válida a justificativa anterior à realização da etapa em que o piloto irá faltar;
B) Reiteração, ao longo do campeonato, das condutas previstas nos artigos 1º, 2º, 3º, 20º, 21º, 22º e 23º.

Pena: Desclassificação do campeonato com a perda de todos os pontos conquistados.

Art. 27. Incidentes passíveis de perda de lastro; (quando aplicável)

A) Faltar em etapas do campeonato.

Pena: Perda do lastro para o pior carro disponível. Se houver mais de um piloto na mesma situação o pior carro será do melhor pontuado na tabela. Os demais pilotos não melhoram seu lastro.

Art. 28. Qualquer decisão da Diretoria é soberana e incontestável, bem como irrecorrível de qualquer maneira, sempre levando em consideração os artigos 1º, 2º e 3º deste regulamento, poderá a direção da Liga F1APS decidir pelos princípios da amizade, respeito e direito, tomando qualquer medida que ache necessária para manter a ordem e a paz no grupo independente de qualquer artigo aqui anteriormente disposto.
 
Disposições Finais:

- As desistências de classificação e corrida serão permitidas desde sejam feitas de maneira segura e fora da pista para não atrapalhar os demais pilotos, preferencialmente retornando aos boxes.
- O piloto que sofrer queda de conexão durante a classificação poderá usar convites sobressalentes para retornar e participar da corrida se assim desejar. A sessão não será reiniciada na hipótese de queda de conexão de algum piloto, salvo em caso de problema técnico grave, assim considerado e avaliado pelos organizadores do campeonato. A queda do host da sessão, assim como do responsável pela transmissão ao VIVO, será considerado problema técnico grave para os fins desta regra.
- Após uma 2ª queda de conexão do host ou do responsável pela transmissão, os carros alinham em sala criada com a configuração de “apenas corrida” e formam o GRID aleatoriamente, na ordem estabelecida pelo jogo, sem a sessão de qualificação.
- Completada menos de 50% da prova e havendo queda de mais de 50% da sala ou do host de transmissão, nova sala poderá ser montada a critério da direção de prova;  
- Completada mais de 50% da corrida e havendo queda  de mais de 50% dos pilotos ou qualquer problema técnico que inviabilize nova largada, os pontos valerão por inteiro para fins do campeonato, sempre observadas e consideradas as posições da volta anterior da queda de conexão;
- No caso de impossibilidade de conexão/queda de mais de 50% dos pilotos presentes online, por problemas técnicos não resolvidos em até 30 minutos do início previsto da sessão, nova data para a corrida poderá ser marcada a exclusivo critério da organização do campeonato, não sendo colocado em votação. Tal decisão será soberana e exclusiva da organização, bem como a escolha de nova data e deverá ser respeitada pelos pilotos.

FIA F1APS


REGULAMENTO FIA OFICIAL:

Versão resumida:
http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8683/
Versão detalhada:
http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/sporting_regulations/8683/fia.html.

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